Enem · Produção Textual · redação · Vestibular

Estudar: organizando um horário

Estudar é algo que exige muita disciplina. Aqui vou passar para você alguns conceitos sobre o tema e algumas dicas para um bom resultado em sua aprendizagem.

Para obter sucesso nos estudos é necessário motivação, persistência, concentração e claro, um horário eficaz. Um horário bem planejado deve incluir horas de descanso e lazer. 

Com base em minhas experiências e na leitura do livro ‘Como estudar’, o clássico manual para estudantes de Morgan e Dreese apresento um roteiro com os principais passos para a elaboração de um horário eficiente.

Passo 1: 
Faça uma lista com suas tarefas diárias e semanais;

Passo 2:Redija outra lista com as disciplinas que precisa estudar, sabendo da necessidade de se destinar mais tempo para aquelas das quais você tem mais dificuldade;

Passo 3:Elabore um horário provisório. No decorrer do seu planejamento sempre haverá ajustes até chegar na adequação às suas necessidades.Em ‘Como Estudar’, capítulo dois, Morgan e Dreese citam uma velha regra que prevê que se estude durante duas horas para cada hora de aula. Contudo, esta regra não é fixa, podendo se adequar à realidade de cada um.

Existem variados fatores que contribuem para um bom rendimento como por exemplo, estabelecer períodos de estudos definidos (nesse horário não fazer mais nada além de estudar), procurar um lugar tranquilo e deixar sempre em sua mesa os livros, cadernos, lápis, canetas, marcadores, e um bom dicionários.

Veja a seguir um exemplo de uma grade de horário . Essa imagem está no livro já citado dos autores Morgam e Dreese.


Estudar: horário permanente

 Para fazer as provas com tranquilidade, uma boa dica é elaborar um horário de revisão. Neste,você fará uma revisão dos assuntos mais difíceis e vale deixar um tempinho especificado para resolução de atividades.

Abaixo outra sugestão de horário:

estudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *