Livros e Filmes · uncategorized

PARA SEMPRE ALICE (RESUMO)

 

GENOVA, Lisa. Para Sempre Alice; Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,2009.

para sempre alice

Palavras chave: Drama; Alzheimer; Amor.

 

‘Para Sempre Alice’ é um romance americano, dramático*, que trata sobre a descoberta e o desenvolver da doença de Alzheimer.

A protagonista Alice Howland, conceituada doutora em psicologia, professora titular da Universidade de Havard, ao completar 50 anos acredita que está entrando na menopausa quando, na realidade, são os primeiros sintomas da doença de Alzheimer de instalação precoce.

A narrativa é composta por vinte e quatro capítulos, cada um intitulado por um mês do ano, tendo início em setembro de 2003 e término em setembro de 2015. A autora trata de uma forma emocionante como aparecem os primeiros sintomas da doença, as reações do doente, da família e das dificuldades de entender e aceitar esse desdobramento sem volta.

A cada capítulo a narrativa surpreende com o teor dos acontecimentos: de como se dá a perda das habilidades cognitivas, o declínio daquele ser que em pouco tempo torna-se outro, sem referências, sem memórias. Para os leitores que convivem ou conviveram com parentes diagnosticados com Alzheimer existe um reconhecimento de todas as fases e sensações vividas. Para aqueles que não conhecem tal realidade, o livro expõe uma fiel definição do que é o Alzheimer.

Durante toda a narrativa a autora utiliza informações sobre pesquisas que relatam sobre a mutação genética que acompanha o portador da doença, assim como, os medicamentos utilizados no tratamento.

A narrativa é estingante e nos prende de tal forma que, mesmo que o leitor não tenha passado por este problema em família, este entenderá facilmente o drama que acomete o portador da doença e seus familiares.

Um livro que nos faz pensar e a cada capítulo se emocionar, como também é informativo, visto que, as descrições de pesquisas e informações sobre a doença são frutos de  pesquisas com profissionais da área. Vale a pena ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *