Etiqueta

SERVIÇO À FRANCESA – RECEBER BEM

Olá! Hoje vou tratar sobre o Serviço à Francesa , também conhecido como Diplomata, ideal para um jantar formal. Neste tipo de jantar os convidados têm lugar marcado à mesa, e os pratos são servidos por garçons. É importante que se convide o mesmo número de homens e mulheres, para ter certeza da presença da pessoa convidada mande e um convite formal (impresso) pedindo confirmação ou não do mesmo. Para isso, basta imprimir nos convites  R.S.V.P., abreviatura de uma expressão em francês, que em português corresponde a “Responda, por Favor”.

 

DETALHES DA MESA PERFEITA:

 

O lugar onde os convidados irão sentar é muito importante. Se estiver preparando um jantar ou almoço em homenagem a alguém, tenha o cuidado de reservar o lugar de destaque para o (a) homenageado (a), preferencialmente à sua direita, o par do convidado deve estar sentado a sua frente. Além disso, os outros convidados devem ser dispostos a mesa intercaladamente, homem e mulher. É importante que a anfitriã leve pessoalmente cada convidado a seu lugar, ou simplesmente coloca-se um cartãozinho com o nome de cada convidado no lugar reservado.

Para este tipo de jantar costuma-se utilizar toalha branca, mas não é uma regra fixa, pode-se também usar outros tipos de toalhas como as estampadas, com atenção especial ao tipo de louça.

 

O APARELHO DE JANTAR:

 

Um bom aparelho de jantar, independente do material que são fabricados, possui uma boa quantidade de travessas, além de pratos rasos, fundos e de sobremesa, como também uma tigela para saladas, ou saladeira, uma molheira e uma sopeira.

 

Uso das Travessas:

 

* Travessas redondas:  para arroz e torta;

* Travessas ovais: para verduras;

* Travessas compridas: para carne e peixe;

* Travessas fundas: para macarronadas, ensopados, ou pratos com molho.

 

OS TALHERES:

 

Os talheres de prata são os mais indicados para esse tipo de serviço, entretanto, existem no mercado talheres de muito bom gosto e de design avançado que tornam qualquer serviço interessante.

 

Arrumação dos Talheres:

 

* Colheres e facas à direita, garfos à esquerda. Se for servir outras o garfinho fica à direita. As facas sempre ficam com o fio para dentro;

 

* Talheres de sobremesa, colocados acima do prato. A colher com o cabo voltado para a mão direita de quem vai usar e o garfinho, abaixo da colher com o cabo voltado para a esquerda.

 

Importante: Jamais se coloca mais de três garfos e três facas à mesa.

 

OUTROS DETALHES:

 

* Guardanapos: De tecido, combinando com a toalha;

 

* Palitos: NUNCA. Se quiser, coloque-os no lavabo;

 

* Lavanda: Trata-se de água morna com gotas de limão ou pétalas de rosas oferecidas em uma tigela de metal ou cristal, sobre um prato de sobremesa, com um guardanapo pequeno e redondo do lado, usada  unicamente para que os convidados molhem as pontas dos dedos após comer algum alimento com auxílio das mãos.

serviço a francesa2
Imagem: www.revistaglamour.globo.com

COMO SERVIR:

 

Regra 1:

 As mulheres devem ser servidas antes dos homens. A anfitriã é a última das mulheres a ser servida.O anfitrião é o último dos homens a ser servido. Caso haja um (a) homenageado (a) este deve ser servido antes de todos;

 

Regra 2:

As travessas são apresentadas ao convidado pelo lado esquerdo, com os talheres voltados para que ele mesmo se servi;

 

Regra 3:

 Ao servir outro prato deve-se ter o cuidado para este esteja na mão esquerda, de maneira que a direita esteja livre para retirar o prato usado, e sempre retido pela direita;

 

Regra 4: 

Só se retira pratos usados que estejam com os talheres paralelos, como indicação que o convidado terminou de comer;

 

Regra 5:

Bebidas são sempre servidas pela direita;

 

Regra 6:

 O prato fundo de sopa é colocado sempre sobre o prato raso;

 

Regra 7:

 Deve substituir com rapidez os pratos, para que o convidado não fique esperando.

 

Regra 8:

 O cafezinho deve ser servido em outro ambiente da casa, convidado a convidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *