animais

Castração dos Gatos – benefícios

-InstagramCapture_9f86b7b7-Aa75-4418 b291-55fc68378ee5

Olá! Neste post vou tratar de um assunto muito importante para quem tem animais de estimação, a castração dos gatos e seus benefícios.

Todos os dias, em qualquer parte do país, observamos consternados a super população de cães e gatos abandonados pelas ruas, esfomeados, doentes e entregue a toda sorte de atrocidades. Uma forma de as autoridades acabarem com essa situação é a castração desse animais.

Para nós que temos em nossa casa animais de estimação, devemos ter consciência de uma posse responsável. A castração é um cuidado importante para a saúde de nossos queridos.

 Foi com a médica veterinária de meus animais, a Dra. Maria Angela Silva, CRMV-PE 1029, que tirei minhas dúvidas sobre o procedimento e resolvi castrar meus gatos e gatas. Após enumeras explicações sobre os benefícios para o animal resolvi, finalmente, fazer a castração dos meus primeiros animais, em 2013. Hoje, com uma população de 5 felinos: 3 fêmeas e 2 machos, 4 estão castrados (Moreno, Polidoro, Florzinha e Capitu) estando apenas Minha gatinha mais nova (Rubi) esperando pela idade ideal (5 meses) para também ser castrada.

Neste post vou tratar apenas sobre a castração felina, em um futuro post tratarei sobre a castração canina.

Cinco Razões Para Castrar Seus Gatos:

1. Controle de reprodução evitando a super população de gatos abandonados;

2. Evita aparecimento de doenças como Endometria (infecção nos órgãos reprodutores) ou câncer, provocado pelo uso constante de anticoncepcional;

3. Seus gatos não vão sentir a necessidade de fugir em busca de fêmeas;

4. Diminuição ou extinção do instinto de marcação territorial (o xixi nos móveis);

5. Evita o sofrimento físico e mental , especialmente os machos, quando sentem alguma fêmea no cío sofrem, brigam, não se alimentam e até podem morrer em disputas com outros gatos.

Como é feita a castração:

Nos Machos:

É uma cirurgia externa, mas é necessário o uso da anestesia geral. O (A) médico(a) veterinário(a) fará uma incisão na pele dos testiculosos, expondo o órgão, em seguida fará mais uma incisão, em cada testículo para retirar o conteúdo, dando um pontinho onde foi feito o corte (por dentro), a parte externa, da pele, fica aberta, isso evita acúmulo de secreção e infecção.

InstagramCapture_d4ac50d7-191a-4e3d-9f56-d091ab52c07520151113_151313

O pós-operatório:

Simples. Apenas observar para que ele não saia e suba em lugares altos. Nos dois primeiros dias é bom mantê-los presos. Usei o medicamento, indicado pela veterinária, Andolba, anticéptico e cicatrizante e também age no alívio da dor local. Produto de uso humano.

WP_20160422_02_47_37_Pro                                            Nas Fêmeas:

A cirurgia é mais invasiva. Após a anestesia o(a) veterinário(a) faz uma raspagem dos pelos no local que irá fazer a incisão. Existem dois tipos de procedimentos:

1. Após a incisão, o(a) veterinário(a) introduz um dedo e procura, no tato, os órgãos a serem retirados (ovários e trompas), a incisão pode pegar entre 3 e 4 pontos. Este foi o procedimento feito pela veterinária de meus animas, Dra. Maria Angela. Neste caso, sem risco algum de acidentes;

2. Após a incisão o (a)veterinário(a) introduz uma espécie de gancho para trazer, à parte externa, os órgãos que serão retirados. A incisão é minúscula e leva apenas um pontinho. Porém, em caso de inexperiência do profissional, pode acontecer uma perfuração em algum órgão do animal no momento da cirurgia.

O pós-operatório:

Deve-se evitar a todo custo que a gata saia de casa nos próximos dez dias após a cirurgia, afinal, o esforço físico pode fazer com que se rompam os pontos, causando danos maiores.

Para cicatrização também foi indicado o uso da Andolba.

Para evitar que elas arranquem os pontos, lambendo, existem dois tipos de prevenção:

1. O Colar Elisabetano

Colar-elizabetano-um-aliado-após-cirurgias-em-cães-e-gatos

2.  A Roupa Cirúrgica

IMG-20151215-WA0002IMG-20151215-WA0001

Existem roupas cirúrgicas que você pode comprar em Pets shop, entretanto, estas foram feitas artesanalmente com um tecido em algodão e costuradas ao vesti-las.

Espero que este post tenha sido útil e que a partir desta leitura muitos outros animais possam usufruir deste procedimento que só trás benefícios para eles. Um abraço a todos e todas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *