Enem · Produção Textual · redação · Vestibular

Dissertação Argumentativa: como produzir ( conceitos e tese)

Dissertação argumentativa

Como produzir uma dissertação argumentativa?

Chegou a hora! Você está se preparando para o Enem ou para enfrentar a disputa de uma vaga no serviço público e ainda tem muitas dúvidas na produção da dissertação argumentativa.

Este é o primeiro dos posts sobre esse tema que assusta tanto aos estudantes quanto aos concurseiros.

A princípio vamos ver alguns conceitos importantes que você deve saber antes de se aventurar a redigir qualquer texto.

  1. Período:  Denomina-se período a frase composta de uma oração (período simples) ou mais orações (período composto);

  2. Parágrafo:     Trata-se da unidade de composição, estruturada por um ou mais períodos cujo conteúdo trata sobre uma das partes da mensagem que o autor quer transmitir ao  leitor, ou seja, são blocos que dividem as informações em um texto;

  3. Dissertação: É o texto escrito em prosa no qual o autor apresenta conceitos ou idéias. O texto dissertativo pode ser expositivo ou argumentativo.

  4. Dissertação expositiva: Neste tipo textual o autor apresenta uma ideia , uma concepção sobre algo e expõe sua opinião ou a opinião de outros autores a respeito do tema.

  5. Dissertação argumentativa: Neste tipo de dissertação o propósito do autor é provar a veracidade ou falsidade de alguma ideia ou conceito. Este é tipo de produção textual pedida nos vestibulares e em concursos públicos.Através de argumentos bem estruturados  com evidências o autor de um texto dissertativo argumentativo deve discutir com clareza e convicção o tema apresentado.

A dissertação argumentativa tem como estrutura:

INTRODUÇÃO – DESENVOLVIMENTO – CONCLUSÃO

Você sabe quantas linhas e parágrafos devem conter uma dissertação argumentativa? Considerando o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) como referência, a quantidade máxima é de 30 linhas, nestas linhas o aluno deve distribuir as informações e argumentos sobre o tema proposto.

Xavier, em ‘Como se faz um texto – A construção da dissertação argumentativa (2001), trata sobre a importância da tese do autor vir já esboçada na introdução do texto, sendo ratificada no desenvolvimento e reafirmada na conclusão. Para guiar os leitores no processo de construção de uma tese são apresentados 7 passos para a elaboração de um projeto de texto, capacidades obrigatórias para um bom autor:

  1.  Expressar-se verbalmente com clareza;

  2. Interpretar fatos, dados e informações;

  3. Organizar ideias, conceitos e opiniões;

  4. Relacionar acontecimentos históricos;

  5. Selecionar e articular diferentes perspectivas sobre um tema;

  6. Elaborar hipóteses;

  7. Propor uma tese (defesa de um ponto de vista);

 Visando essas capacidades o aluno deve então começar a planejar o que vai escrever em sua dissertação, ou seja, traçar um Projeto de Texto.

Xavier (2001,p. 09-10) lista 10 procedimentos necessários para a elaboração de um projeto de texto:

  1. Ler e interpretar o tema proposto com muita atenção;

  2. Checar e aproveitar todas as informações de apoio veiculadas em textos verbais sobre  o tema, além das expostas em textos visuais (fotografias, desenhos, quadrinhos, charges, ícones, símbolos), quadros e gráficos estatísticos, etc.;

  3. Identificar e determinar todas as possibilidades de análise da questão tematizada;

  4. Optar por uma via de análise, de preferência aquela que se tenha mais domínio;

  5. Retomar as informações disponíveis, já devidamente interpretadas, que poderão lhe ajudar a desenvolver a via de análise escolhida;

  6. Integrar as já disponíveis, outras informações e conhecimentos armazenados em sua enciclopédia mental e repertório cultural que estejam relacionados à análise que pretende fazer;

  7. Estabelecer com clareza de que ponto de vista você abordará o tema e qual tese você defenderá no texto;

  8. Elaborar hipóteses que sejam favoráveis à tese a ser defendida;

  9. Esboçar, no papel, as ideias e argumentos que lhe vierem à mente, registrando-os todos esquematicamente;

  10. Iniciar e escrever o rascunho de acordo com a sequência estabelecida nos passos anteriores.

Os procedimentos acima fazem parte do primeiro passo para ajudar a qualquer pessoa  a escrever uma boa dissertação argumentativa, entretanto, existem aqueles que conseguem redigir com mais facilidade. Estes, certamente são leitores assíduos e provavelmente já possuem a capacidade de planejamento mental de um texto. Mas, se você é um daqueles alunos que sentem um certo receio em expor em palavras, frases, orações, parágrafos.. o seu pensamento sobre o mundo, continue lendo os próximos posts, pois , estarei passando para vocês algumas dicas que aprendi nas leituras, na Universidade e na prática pedagógica.

Até a próxima!

Veja também os links abaixo

dsc03959-2
Texto Dissertativo – As partes de um texto
wp_20161020_08_04_52_pro
Aprenda a ler com eficiência
inscricoes-e-edital-do-enem-2016
Notícias sobre o Enem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *