animais

Gestação Psicológica nas Cadelas

safirosca

O post de hoje é sobre um assunto muito comum, a gestação psicológica nas cadelas.

A algum tempo tenho observado uma agressividade excessiva em uma das minhas cadelas (Safira). Isso ocorre logo após o período de cio. A veterinária Dra. Maria Angela Silva,  conversou comigo e explicou o que acontece.

Ao sair do período do cio sem ter copulado, mesmo assim, a cadela continua sentindo os sintomas do ciclo, se estivesse ocorrido o cruzamento o corpo estaria se preparando para a formação dos fetos, o útero enche de líquido amniótico, acontece a produção de leite e o comportamento pode mudar radicalmente. Algumas cadelas ficam agressivas, perdem o apetite e costumam se isolar.

Como não acontece a fecundação, desenvolvimento e nascimento da cria, o líquido acumulado no útero não é expelido do corpo, como quando acontece ao nascerem os filhotes. Então, esse líquido é absorvido pelo organismo, entretanto, é muito provável que algum líquido ainda fique acumulado no útero transformando-se em pus e com o passar dos anos esse acumulo de secreção purulenta vai se transformar na doença chamada Piometra.

A Piometra é uma doença extremamente perigosa, pois, as bactérias que se acumulam no útero podem passar para a corrente sanguínea, acometer outros órgãos, podendo causar até uma infecção generalizada e levar a cadela a óbito.

Fatores que podem causar Piometra:

  1. Uso constante de anticoncepcional;

  2. Cadelas que tiveram muitas crias (idosas);

  3. Uso de medicamentos abortivos;

  4. Nunca ter cruzado.

A observação atenta do comportamento de seus animais vai contribuir para que você dê o apoio que sua cadela precisa. Nesse momento, elas ficam carentes, procuram lugar para se aninhar, as vezes procuram objetos para proteger como suas crias e assim como agem com os filhotes, podem se tornar agressivos para mantê-los “seguros”. Após a castração todo esse transtorno desaparece, estou me preparando para a castração de Safira em breve.

É muito importante manter seus animais saudáveis, afinal, tudo que eles desejam é estar ao nosso lado, dedicando esse amor pleno que muitos não conseguem alcançar. Foi pensando no bem estar de meus filhos (animais) que procurei uma profissional que além de competente nos passa toda segurança, confiança e amizade. Abaixo estão alguns contatos da Dra. Maria Angela e de seu consultório aqui em Camaragibe.

Facebook →https://www.facebook.com/mariaangela.silva.399?fref=ts

 

scanner_20160602scanner_20160602-4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *