Enem · Produção Textual · redação · Vestibular

Texto Dissertativo Argumentativo – As partes que o compõe

 Olá, texto dissertativo argumentativo é a estrela de hoje! Vamos estudar sua estrutura, todas as partes que o compõe.

texto dissertativo argumentativo

O texto dissertativo argumentativo é composto por três partes: INTRODUÇÃO – DESENVOLVIMENTO – CONCLUSÃO.

Observando as produções textuais de meus alunos percebi que, ao iniciar os estudos sobre a dissertação, alguns alunos têm dificuldades em delimitar as partes do texto, e até mesmo o que deve conter cada parte. Neste post vou explicar os itens que compõem uma dissertação.

A priori mais um conceito:

Tópico Frasal → Consiste na primeira frase do parágrafo e enuncia a ideia que será desenvolvida.

As partes imprescindíveis do Texto Dissertativo Argumentativo:

INTRODUÇÃO – Neste item o autor do texto dissertativo argumentativo apresenta, introduz (sem explicitar totalmente) o tema e sua tese (opinião sobre o tema). Deve ter de 4 a 6 linhas, composto de 3 a 4 períodos (todas as vezes em que o autor desenvolve uma oração e pontua);

DESENVOLVIMENTO – No desenvolvimento o autor irá expor e defender a sua tese, os seus argumentos sobre o tema. Esta parte do texto deve ter de 2 a 3 parágrafos. Trata-se da parte mais importante do texto, nele o autor precisa argumentar sobre o problema apresentado e sobre uma possível solução.

CONCLUSÃO –  Composto por 1 parágrafo, como o nome já diz, deve iniciar com uma conjunção coordenativa conclusiva (pois, logo, portanto, então, assim, por conseguinte,etc.) e reafirmar a tese explicitada na introdução, finalizando com uma intervenção ou solução para o problema apresentado no desenvolvimento.

OBS.:

Tente manter uma quantidade igual de períodos em cada parágrafo.

Períodos extensos causam um problema chamado PARAGRAFAÇÃO, deixando a estética do texto desconforme, além de gerar dúvidas no entendimento do leitor.

As atenções estão voltadas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), entretanto, todos os itens abordados para a execução de um texto dissertativo argumentativo são válidos para qualquer exame e claro, na escola, pois, é lá que construímos nosso conhecimento e nos preparamos para o futuro.

No próximo post vamos discutir e ver exemplos de cada parte do texto dissertativo-argumentativo.

Até lá!

Leia também : Dissertação Argumentativa – como produzir

Aprenda a ler com eficiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *