Enem · Livros e Filmes · Produção Textual · redação · Vestibular

Aprenda como ler com eficiência

aprenda como ler

Olá! Hoje vou dar algumas dicas para que você aprenda como ler com eficiência.

Mas afinal, o que é ler?  Neste post vamos tratar sobre , este conceito e como utilizar habilidades para que você aprenda como ler, compreender e interpretar qualquer texto com eficiência.

Algumas pessoas podem ter dificuldade em responder à pergunta “o que é ler?”. Algumas acharão tão obvia a resposta que se pensa dispensável  responder, outras irão parar e pensar como responder? como conceituar o ato de ler? Isabel Solé em seu livro L’ensenyament de la comprensío lèctora diz que “leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto”. Pensando neste conceito de leitura você pode indagar a si mesmo como isso acontece?

Bem, a interação leitor e texto se dá com a leitura e compreensão, aquele envolvimento e concordância de ideias, como também a discordância. Morgan e Desse em Como Estudar (1990) enumeram algumas perguntas que o leitos deve fazer a si mesmo, e dependendo das respostas dadas o (a) leitor (a) entenderá quais as suas maiores deficiências em leitura:

1. Move os lábios ou vocaliza enquanto lê? – A leitura em voz alta é ineficiente por diminuir o ritmo, entretanto, haverá ocasiões em que você sentirá a necessidade de ler em voz alta para decorar algo, por exemplo uma poesia;

2. Você Lê palavra por palavra? –  As pessoas que leem palavra por palavra geralmente tem dificuldade de juntar os vocábulos que fazem sentido, entendem as palavras, mas, não conseguem entender o seu sentido em uma oração, em um período. É provável que pessoas com esse hábito escrevam mal e não saibam gramática;

3. Acha com frequência, palavras que não compreende ou lhe são desconhecidas? – Em caso afirmativo, precisa ampliar seu vocabulário. Minha sugestão é grifar ou marcar (com marca texto) as palavras que você consulta no dicionário;

4. Volta atrás e acha necessário reler o que acabou de ler? – Sintoma de desatenção. Havendo concentração não será necessário ler diversas vezes;

5. Lê tudo com a mesma velocidade e da mesma maneira? – Dependendo do que se trata a leitura há uma variação de velocidades. Não podemos ler uma ficção ou um poema com a mesma velocidade com que lemos por exemplo um manual de instruções ou uma notícia de jornal. Morgan e Deese citam Francis Bacon “Alguns livros são para ser degustados, outros para ser engolidos e alguns poucos para ser mastigados e digeridos”. Se você não adapta sua velocidade à natureza do texto certamente não fará uma leitura produtiva;

6. Queixa-se com frequência de que não compreende o que lê? – Existem duas causas para este problema, a primeira é o desconhecimento de alguns termos técnicos sobre alguma área, normal quando lemos pela primeira vez sobre um determinado assunto, a segunda causa é realmente trata-se de suas ineficiências linguísticas essenciais e por desenvolver maus hábitos de leitura.

Estas seis perguntas nos ajuda a ter uma ideia de algumas deficiências que interferem em nosso entendimento de um texto. Todavia,existem outros fatores que influenciam na sua aprendizagem.

Para ler com eficiência você deve ter um objetivo, qual a finalidade de sua leitura?, a partir desse diagnóstico o passo seguinte é estar bem informado, o chamado conhecimento prévio é muito importante para o desenvolvimento de uma boa leitura e isso adquirimos com as experiências de interação social e com pessoas que podem exercer a função de educadores, assim como, a observação atenta aos textos verbais e não-verbais. Na prática, como aprender a ler com eficiência?

1. Seja um leitor ativo: a maneira mais simples para se tornar um bom leitor é lendo. A partir da intensificação da leitura você começará a distinguir os tipos e gêneros textuais, a estrutura e a finalidade de cada um.

2. Aprenda a extrair a Ideia Principal :  ideia principal é aquela em que o autor explicita o ponto de vista mais importante do texto. Para que tenhamos real dimensão de como extrair a ideia principal de um texto, devemos saber que uma ideia pode ser compreendida de um capítulo, seções, subseções e parágrafos. Assim, compreender como se absorve essa ideia em um parágrafo já é suficiente para iniciar.

3. Saiba distinguir Tema de Ideia principal: O tema é aquilo do que se trata o texto e a ideia principal informa ao leitor o(s) enunciado(s) mais importante (s) do texto.

4. Escreva: o resumo e a revisão deste vai ajudar  bastante o seu entendimento sobre o texto.

Abaixo observe o gráfico explicativo de como acontece o processo de leitura e compreensão:

 

Infográfico de leituraaprenda como ler

Espero que as dicas ajudem na sua compreensão desse processo tão interessante para que você aprenda como ler com eficiência trazendo resultados importantes para seu futuro.

Até o próximo encontro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *