Organização

Organize sua vida : 10 dicas úteis

 Olá! hoje trago sugestões para que você organize sua vida. Há algum tempo venho investindo nos estudos na área de organização, e a cada dia fico mais impressionada em ver tantas novidades.
A organização não é apenas o processo de arrumação do ambiente, mas, arrumação da suas ideias, seus atos, sua vida.

Para iniciar devemos identificar o espaço disponível e os objetos que realmente deseja manter,  para isso é preciso que tenhamos um lugar pré-determinado para guardar esses objetos.

Assisti ao 1°Congresso Organiza Brasil Digital oferecido pela Oz Organize sua Vida  e foi extremamente vantajoso, renomados nomes da organização ministraram palestras sobre vários temas e me inspiraram muito para me especializar na área.

Além disso, estou descobrindo muitas coisas com a leitura de autores como Thaís Godinho do blog Vida Organizada e livros Vida Organizada e Casa Organizada, essa leitura me apresentou ao método GTD, desenvolvido por David Allen no livro A arte de fazer acontecer.

Inicio então, uma série de posts sobre organização que estou implantando em minha vida. Agora,vejamos 10 dicas úteis para que você organize sua vida. Não se trata de nada fora do comum, mas, atitudes que implantei na minha vida e que estão melhorando muito a organização em todos os setores.

Espero que sejam atalhos para orientar, e que você organize sua vida sem muitos tropeços.

Dica 1. Comece a organização pelo espaço físico: quando sua casa está organizada você consegue ter mais tranquilidade para organizar as outras áreas de sua vida;

Dica 2. Utilize uma agenda para anotar seus compromissos (de papel ou eletrônica), esta ação fará com que você não se esqueça de seus compromissos, mesmo as pessoas mais atentas sempre esquecem algo como pagar uma conta ou o prazo para entregar algum trabalho.

Dica 3. Faça listas de tarefas para os afazeres da casa, do trabalho e de ações que você precisa iniciar para concluir algum projeto,esta é uma atitude essencial para nos orientar nas tarefas importantes ou até para ter noção de prioridades;

Dica 4. organize os documentos pessoais e da família: O ideal é ter um arquivo com pastas para cada um dos tipos de documentos, ou até mesmo uma pasta sanfonada.

Dica 5. Não compre nada que não esteja precisando ou que não tenha certeza que caberá no espaço que você tem em casa.

Dica 6. Tenha uma lista com todos os itens que possui em sua despensa e marque a quantidade de itens que sai para que não seja pegue de surpresa ao preparar uma refeição ou ao usar o banheiro.

Dica 7. Tenha um lugar específico para colocar horário de trabalho, de aulas e atividade extras e diárias da família: Minha sugestão é um quadro de cortiça ou até mesmo de cartolina.

Dica 8. Divida suas atividades em diária, semanal, quinzenal, mensal e anual: as atividades diárias podem estar em uma checklist para que você não esqueça nenhum detalhe ou para facilitar o trabalho de quem te ajuda em casa.

Dica 9. Digitalize  seus papéis e documentos, entretanto, mantenha os seus arquivos digitais organizados: o ideal é também setorizar os arquivos conforme o uso e interesse. Uma boa pedida é usar as nuvens, mas, deve ter uma lista em seu computador com a relação dos arquivos guardados.

Dica 10. Anote todos os seus gastos em uma caderneta, ou mesmo no Smartphone, existem aplicativos ótimos que ficam interligados com sua conta bancária podem ajudar muito.

Estas dicas são passos que você pode adaptar e adequar às suas necessidades.

Agora veja o exemplo de minha casa :

 organize sua vida

Numa parede específica, onde sua  família tem acesso fácil você pode colocar calendário, listas com horários de aulas, de trabalho, atividades diárias (quadro de atividades diárias).

Em uma segunda opção podemos fazer um calendário móvel para todo o ano. Composto por notas auto-adesivas no qual  se pode anotar os compromissos da família durante todo o mês.

Na  foto abaixo também consta uma pastinha onde colocar as listas de checagem. Esta foi a maneira que encontrei de organizar minha vida espero que sirva de inspiração para como organizar sua vida.

organize sua vida

Espero que estas 10 dicas como organizar sua vida  realmente  lhes sejam úteis.

Deixe seu comentário, suas sugestões, ficarei muito feliz em saber da sua opinião.

Um abraço, e até o próximo post.

2 comentários em “Organize sua vida : 10 dicas úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *