Organização

Rotina da Casa :10 dicas para o planejamento e a execução

rotina-da-casa
Organização da rotina da casa

Olá! hoje venho aqui com mais um post sobre organização, Rotina da Casa. E para isso presento 10 dicas para o planejamento  e a execução eficiente dessa rotina, para que sua vida e sua casa estejam sempre organizadas.

Primeiramente, devemos fazer uma lista com todas as ações que precisamos executar para manter a nossa casa em ordem, pense no que você deve fazer em cada cômodo de sua casa para deixá-lo limpo e organizado e escreva.

Ex.: Sala de Estar

  1. Destralhar ( termo utilizado por Thaís Godinho) Tire tudo que não for útil ou que não pertença a esse cômodo;

  2. Arrumar um lugar para as coisas que irão permanecer;

  3. Espanar o teto;

  4. tirar o pó dos móveis e objetos;

  5. Aspirar o sofá e o chão;

  6. Guardar tudo em seus devidos lugares;

Antes de qualquer ação para o planejamento da rotina de sua casa é essencial o ato de destralhar, desapegar, livrar-se do que não serve mais, então denomina-se um lugar para cada objeto, ou grupo de objetos, e a partir daí começa o nosso trabalho de organizar planejando a rotina de manutenção da ordem em seu lar.

Com base em minhas diversas leituras sobre organização compreendi que a melhor e mais indicada maneira de manter sua vida e sua casa organizadas é através das listas.

As listas de tarefas são compostas conforme suas necessidades, por exemplo: quantidade de pessoas na família, animais de estimação, horários de estudo e de trabalho, atividades extras… enfim, com base nas atividades de cada membro da família vamos montar a rotina da casa distribuindo para cada um os seus deveres.

A seguir, minhas dicas de como montar uma rotina da casa, desde o planejamento à execução.

Dica 1:

Com essas informações montei o calendário de compromissos da família . A inspiração veio do blog Organize sem frescuras de Rafaela Oliveira e do Blog Vida Organizada de Thaís Godinho.

A rotina da casa precisava estar visível para todos, assim, procurei uma parede específica, onde todos têm uma boa visão.

Pintei a parede com tinta acrílica preta, assim, montei a minha lousa. Como já havia feito o calendário mensal e o calendário de tarefas semanais com cartolina e post-its aproveitei e colei com fita de dupla face da 3M.

wp_20161015_10_40_52_pro
Quadro de rotina da casa

lousa-2
Parede Lousa – Blog Organize sem frescuras minha inspiração.

 Na parte de atividades semanais estão todas as atividades que os membros da família têm para cumprir todas as semanas e também os horários de estudo das crianças e os horários de trabalhos meu e de meu marido.

Abaixo fica o calendário do mês com os compromissos.

wp_20161015_11_12_18_pro
Quadro de atividades semanais

Em Diárias estão as atividades que preciso executar todos os dias para o bom funcionamento da minha casa.

De domingo a sexta-feira estão as atividades que preciso fazer em cada dia da semana para evitar o cansaço excessivo, tudo divido em turnos (manhã, tarde e noite).

Dica 2:

A partir dessa verificação diária vou organizando a semana. Para isso, começo fazendo listas detalhadas de como cumprir as atividades, rotinas de limpeza detalhando como limpar e quais produtos usar, Menu semanal com verificação da lista  da despensa e lista de compras para a semana, etc.

Estas listas servem para você seguir e principalmente, para que outra pessoa que esteja ajudando nos afazeres domésticos de sua casa possa se guiar sem dificuldades e perda de tempo.

 Dica 3:

Agenda Virtual: Nela você pode acessar todos os seus compromissos onde estiver, minha sugestão é a agenda do Google que é gratuita e de uso muito intuitivo. Também tem o calendário da Microsoft para quem usa o Windows.

 251331514192-t300x200

Dica 4:

Aplicativo de lista . Exitem uma série de app onde você pode colocar suas listas de forma a s manter sempre atualizado de seus afazeres, minha sugestão é o Evernote.

Nele você pode fazer listas, capturar idéias, imagens e acessar essas informações no seu Smartphone, no computador, ou tablet. Para isso você baixa o aplicativo, faz uma assinatura com nome, email e senha e ele automaticamente sincroniza os seus aparelhos.

 evernot

Dica 5:

Mantenha sua despensa organizada: não importa o tamanho nem o local, mas determine um local onde armazenar seu estoque de alimentos e separe por categorias.

A seguir veja as imagens da minha despensa.

wp_20161018_13_56_12_pro

wp_20161018_14_06_17_pro

 

 

wp_20161018_13_56_58_pro

 

rotina da casa : despensa organizada
Despensa organizada

 

Além de etiquetar todas as cestas Também fiz tags menores para os potes. Também fiz uma lista com todos os produtos que tenho com as respectivas quantidades. Quando vou abrir outra embalagem marco na lista.

Dica 6:

Anote imediatamente quando um produto acabar. Uso um quadrinho que ganhei da Tang, ele é imantado e fica na porta da minha geladeira.

Na primeira oportunidade acrescento à lista de compras da semana no meu Evernote.

wp_20161018_14_40_56_pro

 

Dica 7:

Faça um Cardápio para cada semana. O primeiro passo é elaborar uma lista das receitas que cada um da família mais gosta de comer.

Com base nesta lista:

  1. monte o cardápio da semana (café da manhã, almoço, jantar, sobremesa e lanches);

  2. veja na lista da  despensa se tem todos os ingredientes que você irá precisar:

  3. determine um dia da semana para as compras do que estiver faltando.

 

Dica 8:

Limpeza da geladeira e despensa. Antes de fazer as compras do mês tire tudo da despensa e da geladeira, limpe e organize o que ainda tem. Quando chegar com as compras é só colocar no lugar, depois de higienizar alguns itens como por exemplo as latas (na despensa).

No freezer divida as carnes em porções, assim como todos os alimentos que possamos fracionar. Isso gera economia.

 

Dica 9:

  • Mantenha sua cozinha sempre limpa. Ao larvar os pratos enxugue-os e guarde, também limpe o fogão após cozinhar;

  • Procure ter um lugar determinado para cada coisa, em todos os cômodos ,pois, assim todos da família saberão onde colocar.

Dica 10:

Nunca trabalhe sozinha. Uma família precisa de união e colaboração.

Esta atitude é muito muito importante. As atividades devem ser divididas ou vão sobrecarregar apenas uma pessoa.

Confesso que esta atitude está sendo implantada em minha casa, e como não delegava nada para os outros membros da família, não estão muito empenhados, mas eu estou empenhada em organizar não só nossa casa, mas, as nossas vidas.

Para isso procurei na internet algo para inspirar e achei no Blog Organize sem frescuras esta imagem que imprimi e coloquei na porta da geladeira.

a55c30dc1c9d93ad46aea144b4fa0cb4

A rotina da casa  é algo que só pode dar certo se incluirmos nela todos da família, as dicas que apresentei foram inspirações de muitos sites que pesquisei sobre o assunto, como também, das minhas próprias experiências, mas tudo pode ser adaptado conforme nossas necessidades.

Espero que tenha gostado!

Inscreva-se no Blog com o e-mail e saiba antes sobre as atualizações.

Um forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *