casa · Organização

Listas para organizar

Utilizar listas para organizar sua rotina pode ser a primeira vista desnecessário, entretanto, você pode se surpreender com seus benefícios e eficácia.
A opinião, em peso, das profissionais em organização é que a rotina é essencial para o desenvolvimento de um trabalho organizado em qualquer área e as listas são “a memória” que nunca falha. Realmente, a nossa memória por privilegiada que seja sempre deixa escapar alguma informação importante e é por isso que as listas têm um destaque tão positivo.

Para iniciar as minhas atividades como mãe, dona de casa e mulher que trabalha fora o primeiro passo para não deixar de fazer as coisas necessárias para o bom funcionamento da minha vida foi listas tudo que tenho que fazer na minha casa, na rotina dos meus filhos e dos meus animais, Blog e no meu trabalho de professora. A patir daí iniciei a implantação do Metódo GTD (metodologia de gestão de tempo de David Allen), que consiste em 5 passos :

  1. Capturar – processo no qual iremos recolher todas as informações;
  2. Esclarecer – identificar o que cada item capturado significa e o que fazer com ele;
  3. Organizar os resultados – apresentando as opções ;
  4. Refletir – para escolher aquelas informações em que devemos nos focar;
  5. Engajar – focar para dar uma solução aos compromissos.

Mas, como fazer isso na prática ? O primeiro passo é fazer uma caixa de entrada física e on-line.

A partir dessa caixa de entrada você pode identificar o que, das coisas capturadas, deve ter alguma ação ou ir para o descarte.

As listas para organizar, são itens indispensáveis para manter a harmonia do seu lar, do seu trabalho e da sua vida em geral.

Você pode criar listas como:

  • Checklists para limpeza da casa: Limpeza diária, semanal, quinzenal, mensal, sazonal, semestral e anual;
  • Checklists para arrumação: o que deve ser arrumado todos os dias, uma vez por semana, etc;
  • Checklists para compras: despensa, roupa, remédios, etc.;
  • Checklists para tarefas diárias do trabalho, entre outras;
  • Checklists para tarefas do trabalho;
  • Checklists para rotina da manhã;
  • Checklists para rotina da noite entre outras.

Para iniciar, se você não tiver muita prática que tal ver listas feitas por profissionais? abaixo um exemplo muito interessante tirado do livro Reorganize A Sua Casa de Geralin Thomas.

 

Listas para organizar
listas para organizar

Uma outra inspiração, para trabalhar com listas para organizar de modo eficiente, encontramos no livro Casa Organizada de Thais Godinho. A autora descreve uma lista detalhada de limpeza (para inspiração).

COZINHA

  • Limpar o piso – varrer diariamente, passar um pano duas vezes por semana, limpeza mais completa mensalmente.
  • Limpar o fogão – superficialmente todos os dias, limpeza completa uma vez por semana.
  • Tirar os potes de cima do armário e limpar – uma vez por semana.
  •  Limpar as portas dos armários – uma vez por mês.
  • Tirar tudo dos armários e limpar dentro – uma vez por mês.
  • Limpar a pia – todos os dias.
  • Limpar azulejos – uma vez por mês.
  • Trocar panos de pratos – uma vez por semana.
  • Lavar a louça – todos os dias
  • Limpar os vasinhos que ficam em cima da pia – uma vez por semana.
  • Limpar o forno – uma vez a cada 15 dias.
  • Limpar atrás da geladeira – sazonalmente.
  • Limpar as portas e a lateral da geladeira – uma vez por semana.
  • Limpar em cima da geladeira – uma vez por semana.
  • Limpar o microondas – uma vez por semana.
  • Lavar o tapetinho – a cada 15 dias.
  • Limpar o escorredor – acada 15 dias.
  • Limpar marcas de dedos nas paredes – uma vez por semana.
  • Tirar o pó da lâmpada – uma vez por mês.

Esta lista é apenas um exemplo de checklist que pode ajudar na organização, mas, tudo depende muito da rotina de sua casa, podemos adaptar conforme nossas necessidades. E no mesmo livro Casa Organizada, Thais Godinho passa uma pequena atividade para a leitora para assim facilitar a confecção da sua lista.

Quais as atividades que você precisa fazer diariamente para manter sua casa em ordem?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Faça esse exercício para as atividades diárias, semanais, quinzenais , mensais, semestrais e sazonais. Tudo vai ficar mais claro para montar a sua rotina.

E se você passa muito tempo fora de casa e uma ajudante fica responsável pela manutenção da sua casa as listas para organizar são as ferramentas perfeitas para ajudar na rotina. Dessa forma a pessoa que ficar em casa vai ter a real dimensão do que você quer que faça e como quer que faça.

Uma lista com os itens da despensa é algo de extrema importância, tanto para a organização, quanto para a economia financeira,pois, sabendo o que tem você jamais irá fazer compras duplicadas e jamais será pega de surpresa ao faltar o papel higiênico quando sua visita está usando o banheiro.

Estas são apenas umas dicas de como usar as listas, mas existem também os aplicativos que você pode baixar no Smartphone para fazer listas, como por exemplo o Evernote. Costumo usá-lo para fazer minhas listas de compras.Também faço outras listas nele e imprimo diretamente pelo pc, pois podemos sincronizar as informações no smartphone e no pc.

Espero que estas dicas possam ajudar você a ter uma vida mais organizada, tente fazer listas e seja mais uma pessoa organizada sem muitos sacrifícios. Afinal, precisamos de tempo para nós mesmos e se não estiver com sua rotina organizada não terá tempo para mais nada além do trabalho incessante.

Um grande abraço e até o próximo encontro (post)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *