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Personal Organizer – que profissão é essa?

Personal Organizer, você já ouviu falar nessa profissão?

A Personal Organizer é uma profissional especializada em organização. Geralmente é uma profissional liberal, dona de sua própria empresa e ela mesma organiza sua agenda. A princípio alguns podem pensar que se trata de uma arrumadeira, uma faxineira ou decoradora, mas, estas não as funções dessa profissional, a função principal da Personal Organizer é levar organização à vida das pessoas.

O nome personal já diz bem o que esse trabalho representa. A Personal Organizer vai organizar  sua casa,  sua empresa, a sua  vida de forma personalizada, observando o que é melhor para o bom funcionamento da sua casa ou ambiente de trabalho. A partir da organização física de uma casa, conforme a rotina de sua família, e o ambiente de trabalho de acordo com os profissionais que trabalham alí, tudo ganha mais agilidade,praticidade, economia, produtividade e bem estar. 

Estando o ambiente físico organizado, com toda certeza a organização mental flui de forma harmônica.

A profissão de Personal Organizer surgiu nos Estados Unidos em 1983 quando Bewerly Clower, Stephanie Culp, Ann Gambrell, Maxine Ordesk  e Jeanne Short iniciaram um projeto para oferecer serviços de organização em Los Angeles.

Em 1984, com o crescimento do projeto, nomearam o grupo como APO (Associação de Organizadores Profissionais).

Em 1985, agora com 16 membros, formalizaram a associação, elegeram 6 membros diretores e determinaram as taxas para associados.

Com o crescimento da associação a APO transformou-se em janeiro de 1986 na National Association Of Professional Organizers (NAPO).

A NAPO conta hoje com cerca de 4.000 membros e é reconhecida mundialmente como uma autoridade em Profissionais em organização.

No Brasil temos a ANPOP. Idealizada em 2006, mas que só teve sua edificação em 2013. Hoje conta com cerca de 300 associados.

Outras associações:

APDO >> https://www.apdo.co.uk/

POC>> https://www.organizersincanada.com/

JALO >> http://jalo.jp/archives/category/english/

AAPO>> https://www.aapo.org.au/

NBPO >> http://www.nbpo.nl/

Como não é uma profissão regulamentada,em nenhuma parte do mundo, ainda, não podemos assinar uma carteira nem registrar uma empresa como Personal Organizer, e também por este motivo não há nenhum órgão que regulamente os cursos de formação, então não há universidades para formar Personal Organizer, os curso são livres e não se pede nenhuma formação anterior obrigatória.

Os Nichos do trabalho de Personal Organizer:

  • Organização de residências;

  • Organização de espaços corporativos (home office, pequenas empresas, etc);

  • Organização de mudanças;

  • Organização de idosos;

  • Orientação e treinamento de empregadas;

  • Organização de estudo;

  • Organização de pequenas recepções;

  • Organização de bebês o Baby Organizer;

  • Assessoria a expatriados (pessoas que vem de outros estados ou países a trabalho) ;

  • Organização de noivos e recém-casados;

  • Organização pós-morte, os chamados enlutados (consiste no apoio aos familiares que perderam alguém e que precisam de apoio para superar e se desapegar das coisas da pessoa que se foi).

  • Consultoria;

  • workshops;

  • Blogs.

Estes são os nichos mais conhecidos, entretanto, a Personal Organizer pode atuar na organização do que for necessário para seus clientes, pois, lidam com pessoas reais com dificuldades reais e que na maioria das vezes não consegue iniciar uma mudança de pensamento e atitudes sem uma orientação.

 

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