ética · Etiqueta · web

Ética e Etiqueta nas redes sociais

Social Media Logotype Background

Hoje quero tratar sobre um assunto que vem, já a algum tempo, causando muitos transtornos: Ética e Etiqueta nas redes sociais. O mau comportamento, a exposição excessiva, as agressões gratuitas são atitudes que estão tornando a web um ambiente perigoso. Mas, quais cuidados devemos ter para não cair na tentação de agir na web como se ali fosse “terra de ninguém”?
Estava lendo o livro “Etiqueta sem frescuras” da Jornalista Cláudia Matarazzo e lá encontrei, no capítulo 9, os dez mandamentos da netiqueta, são eles:
1. Não use o computador para prejudicar as pessoas;
2. Não interfira no trabalho de outras pessoas;
3. Não se intrometa nos arquivos alheios;
4. Não use o computador para roubar;
5. Não use o computador para obter falsos testemunhos;
6. Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou;
7. Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão;
8. Não se aproprie de idéias que não são suas;
9. Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve;
10. Use o computador de modo a demonstrar consideração e respeito.

Matarazzo fez observações importantes, os crimes cibernéticos estão crescendo a cada dia, isso acontece porque algumas pessoas acham que a Internet é “terra do ninguém”, tudo é válido, mas na realidade não é!

Com as observações que faço sobre Ética e Etiqueta nas redes sociais chego a conclusão de que as pessoas precisam deixar de expor tanta informação  sobre si e focar em algo com conteúdo que possa interessar ao público sem que pra isso comprometa sua vida e a vida de outros. Portanto, não se deve postar fotos íntimas, nem de crianças com uniforme escolar, tampouco, disseminar ódio, preconceito ou desrespeito às crenças dos outros.

Ética e Etiqueta caminham juntas no comportamento de pessoas interessantes e as redes sociais podem e devem ser usadas como mais um instrumento de interação nas quais as relações de negócios também estão em alta e um deslize qualquer pode te custar até um emprego. Muitas empresas costumam observar se os empregados, ou candidatos, e possuem redes sociais e assim saber como se comportam.

Então, pense bem ao postar algo, seja foto ou comentário. O que as pessoas pensam de nós é importante sim, pois, é o pensamento dos outros sobre nós que irá determinar o sucesso nos nossos projetos.

Quem confiaria um cargo em uma grande empresa a uma pessoa instável emocionalmente que ofende pessoas gratuitamente em redes sociais, ou que posta fotos expondo o corpo como mercadoria?

Ética e Etiqueta são atitudes de pessoas de bom censo e que buscam sucesso nas relações humanas.

Dica de Leitura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *